Sejam todos muito bem-vindos!





domingo, 18 de março de 2012

Olá minhas amigas (e amigos) blogueiras!!!

Que saudades dessa blogosfera...

Como já era previsto, esse último ano do curso está uma correria só... E agora além das atividades do internato ainda tem o cursinho pré-residência para ajudar! O cursinho é uma excelente forma de rever tudo (ou quase tudo) que aprendi nesses 5 anos, de forma organizada... Daí a minha ausência aqui do blog...

Bem, em Janeiro passei 3 semanas como interna no Hospital A.C.Camargo. Foi muito bom estar do outro lado da mesa do consultório... Passei apenas em alguns setores, foi um estágio muito rápido, mas pude aprender muito.



Era muito engraçado a reação de algumas pessoas, muitos atendentes e residentes que já haviam me atendido agora me viam de avental, como futura médica... A reação era de não entender nada... Por um momento pairava um ponto de interrogação sobre suas cabeças... E logo passava... Acho que se lembravam que eu era aquela paciente que fazia medicina... Outros demoravam mais para perceber, como um residente que apenas após quase 1 semana que veio falar comigo, de onde ele me conhecia...

Foi um estágio bom, onde pude ver pessoas que venceram a batalha, mas também pude ver muito sofrimento, muitas vezes a medicina é tão impotente frente ao câncer... Por isso só podemos contar mesmo é com Deus. Somente Ele para nos ajudar...

No início de Fevereiro passei por 2 sustos:

1º Comecei a ter uma dor em baixo ventre meio estranha... Parecia que havia algo, algum volume... E parecia pressionar minha bexiga... Parecia mulher grávida, que vai ao banheiro a cada 10 minutos... Consegui um encaixe e no Ultra-Som apareceu um grande cisto ovariano do lado esquerdo... A médica radiologista disse que poderia ser um cisto folicular (de ovulação), mas como ainda estava sem menstruar, não daria para afirmar... Como existe associação de câncer de mama e ovário, imagine o desespero. Mas na consulta com meu professor, pelo perfil hormonal, ele disse que parecia que o meu organismo estava voltando ao normal, preparando para menstruação... Combinamos de repetir o Ultra-Som em 3 meses... Não fiquei muito tranquila, mas como a dor sumiu após alguns dias, fiquei animada... Após 2 semanas, qual foi a minha surpresa, quando após 1 ano e 3 meses voltei a menstruar... Nunca fiquei tão feliz com cólicas, TPM, dores lombares, ter que comprar absorventes... Parecia a primeira vez... Realmente foi uma ovulação, um cisto folicular apenas...

2º Ao mesmo tempo apareceu um nódulo numa radiografia de Tórax que realizei... Imaginem meu desespero! Não consegui me conter e contei para o meu marido, que entrou em desespero também... Mas graças a Deus isso durou apenas um final de semana, na segunda-feira já fiz uma Tomografia e foi visto que não havia um nódulo formado... Era apenas uma sobreposição de imagens, de alterações actínicas (sequelas da radioterapia), que é comum de ocorrer com radiografias... Graças a Deus não foi nada.

Mas o que me chama atenção é a nossa capacidade de pensar sempre no pior! Nas duas situações, que ocorreram quase que simultaneamente, eu já me imaginei voltando às sessões de quimioterapia, meu cabelo caindo (tinha cabeleireiro marcado e nem fui...), passando por tudo novamente...

Ficava pensando que não conseguiria fazer tudo isso de novo... Que não era justo... Por que isso estaria acontecendo comigo de novo... Mil pensamentos... E a conclusão: como somos fracos! Como esquecemos das Graças que Deus derramou e derrama sobre nós...

Termino esse post dizendo a vocês, que mesmo de longe, procuro acompanhar cada uma de vocês... Agora como o Facebook ficou um pouco mais fácil... Que torço muito para que tudo isso que estamos vivendo seja apenas uma página, de muitas e muitas melhores em nossas vidas...

Que Deus nos abençoe, que Ele dê força para aquelas que estão passando por fases difíceis do tratamento (e não se esqueçam que logo passa!) e dê confiança para aquelas que, como eu, estão apenas no acompanhamento... Um grande beijo!

6 comentários:

  1. É minha amiga a gente pira mesmo, qualquer coisa diferente a gente pensa o pior. Mas que bom que vc está bem, que Deus nos ajude e com fé vamos vencendo a batalha. Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula...
    Que linda a sua postagem... faço minhas as suas palavras...
    Parabéns pelo estágio e por todas as suas conquistas...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  3. cidab. campos

    oi querida gostaria de saber o que quer dizer o resultado do meu exame,como voce faz medicina achei que pode já me deixar preparada pra qualquer coisa,pois prefiro a verdade, meu exame diz assim: as 3 hrs e 10mm do mamilo e 7mm da pele nódulo sólido hipoecoico de ecotextura heterogenia com uma area central anecoica,forma lobulada,contornos irregulares,limites imprecisos com discreta sombra acustica posterior,medindo 3×3. birards IV. se puder me adiantar eu ficarei eternamente agradecida, dia 23 vou fazer a mamografia.tenho 35 anos, se não quiser me responder por aqui ,pode ser pelo meu email ( cidadocelinda@hotmail.com ) desde já obrigada.bjus e luz

    ResponderExcluir
  4. cida b. de campos

    desculpe mas não mensionei que tipo de exame eu fiz,foi uma usg da mama, e olha eu sei o que as caracteristicas do nódulo já indica que vem ferro, mas a minha dúvida é, diante desses fatos porque o medico não passou direto uma biópsia? pra que fazer a mamografia,se já pode ir direto pra biópsia? eu não entendo,isso só aumenta a nossa angustia e o nosso medo e o tempo vai passando porque eu descobri o nodulo em um autoexame dia 08 de março e era s´na mama esquerda,e hoje já é dia 18 de abril e agora já tenho nódulos nas 2 axilas e ainda vou fazer a mamografia. o SUS é realmente sem palavras,porque eu fui marcar mastologista pra ele me dar o encaminhamento pra mamografia e fui informada que só tem vaga pra julho aí eu só consegui a mamografia pro dia 23 agora porque a minha cunhada tem uma amiga que é enfermeira chefe em um hospital daqui e disse que no meu caso eu não poderia esperar,consegui marcar pra mim dia 23 agora e numa clinica particular sem eu pagar nada, são anjos que aparecem em nossas vidas no momento certo. bjus e luz

    ResponderExcluir
  5. Beijinhosssssssssssssssss

    És LINDAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  6. cida b. campos
    oi querida como vc está? espero que bem. bom eu disse que quando pegasse a mamografia eu te falaria .bom o resultado,peguei sexta e fiquei sem entender nada pois deu normal e no final dizia assim:
    'mamas altamente radiodensas, dificultando o método'
    eu entendi que não deu pra visualizar direito pelas mamas serem densas demais.tô certa ou não? eu levei pra enfermeira que ta me ajudando e ela tava atolada de serviço e disse depois de dar uma olhada rapida que não entendeu esse 'altamenete radioadensas' e que vai marcar segunda feira pro doutor igor um mastologista ótimo da região. quando eu te pedi voce me mandou prontamente o que deu na sua ultra agora preciso que voce me diga o que que deu na sua mamografia se voce já conheceu alguem que o cancer só apareceu na ultra e depois foi confirmado com biopsia e que na mamografia não deu nada?desculpa tantas perguntas ao mesmo tempo é que a ultra deu no seio esquerdo um cisto e na direita outro cisto e um nódulo irregular porque eu tenho medo do médico se conformar com a mamografia e ignorar a ultra e não continuar investigando e mais tarde eu ser pega de surpresa porque eu já li em alguns blogs casos assim.porque pelo menos o cisto eu tenho certeza que eu tenho, pois sinto muitas dores nos seios,braços e axila fora a queimação no bico dos seios. me responda o mais breve querida. bjus, luz e uma ótima semana

    ResponderExcluir